fbpx

REFRIGERAÇÃO PARA CONSERVAÇÃO DE GRÃOS

APRESENTAÇÃO

O mercado agrícola é um dos maiores PIBs econômicos mundiais.

O Brasil é o terceiro maior exportador agrícola do mundo, desde 2016 ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Europa (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura). Mas a variação climática que ocorre no mundo pode ser um desafio para esse mercado até 2050.

Os grãos passam por vários processos antes de chegar ao mercado. Plantio, colheita, triagem e armazenamento, onde esse último é de extrema importância na conservação e preservação do grão. Durante o armazenamento no silo, pode ocorrer o aumento da temperatura em função de mudanças climáticas e da própria estrutura do grão, esta elevação de temperatura favorece a proliferação de fungos, insetos e outros que agridem a qualidade dos grãos.


Pesquisas e estudos são feitos constantemente sobre a aplicação de meios que permitem a proteção dos grãos dentro do silo e o processo de refrigeração é apontado como o meio mais eficaz em âmbito ecológico e custo operacional.

A refrigeração e o controle de umidade protegem os grãos da variação de temperatura, refletindo na diminuição da proliferação de fungos, insetos e na variação da cor do grão; pode substituir o uso de pesticidas e outros tratamentos químicos, que além de caros são prejudiciais à qualidade dos grãos e à saúde dos consumidores; método eficaz, durável e economicamente viável, pois diminui os custos com tratamentos alternativos para o grão; entre outras vantagens.

Os fatos apresentados permitem o lançamento do nosso mais novo sistema de refrigeração com circuito fechado, completamente automatizado permitindo o controle e monitoramento da variação de temperatura e umidade no interior do silo.


CARACTERÍSTICAS DO GRÃO


A elevação da temperatura no interior do silo ocorre não somente em função de condições climáticas, mas também em função do processo de respiração dos grãos. A combinação entre o clima e as características fisiológicas dos grãos, contribui para o processo de condensação dentro do silo, favorecendo o aumento do calor e da umidade, que geram problemas na qualidade dos grãos.

RESPIRAÇÃO DOS GRÃOS

Mesmo após a colheita e armazenamento, os grãos continuam a respirar, absorvendo oxigênio (O2) e expelindo gás carbônico (CO2), água e calor. O processo de respiração de grãos contribui com o aumento da umidade e temperatura. Nessas condições a perda de peso devido à evaporação e o desenvolvimento do calor é inevitável.

Os grãos tendem a atingir um equilíbrio entre o teor de água e umidade relativa do ar exterior, independente das condições climáticas em que se encontram. Este equilíbrio depende da temperatura e de suas características intrínsecas. Por exemplo, um grão de trigo seco torna-se mais úmido e começa a se deteriorar quando exposto ao ar úmido.


UMIDADE DOS GRÃOS

A taxa de Umidade Relativa (U.R.) do ar ambiente varia conforme a sua temperatura. Quando o ar aquece, sua capacidade de absorver umidade aumenta e quando o ar baixa, sua temperatura diminui. Essa situação acontece constantemente no interior do silo, entre o teto e a massa de grãos, gerando o fenômeno da condensação. Estima-se que a temperatura do ar interno do silo eleva-se em média 13ºC em relação à temperatura externa, devido a condução de calor em superfícies metálicas. Essa condução gera uma bolsa de calor que misturada ao ar saturado, ocasiona o “suor” do grão (água), aumentando a umidade no processo de armazenamento.

Esse aumento da umidade dentro dos silos contribui para fatores que deterioram a qualidade dos grãos, principalmente em caso de armazenamento desprovido de refrigeração.

A solução para o controle desses danos ao grão é a adoção de um desses meios de proteção e controle de temperatura dentro do silo, sendo a refrigeração o meio mais seguro, duradouro e sustentável.



Para conferir informações como as mencionadas abaixo, preencha os formulário e receba o catálogo completo

  • BLOQUEIO NA ATIVIDADE DE MICROORGANISMOS
  • VANTAGENS DA REFRIGERAÇÃO
  • CARACTERÍSTICAS CONSTRUTIVAS
  • AUTOMAÇÃO
  • DADOS TÉCNICOS E DIMENSIONAIS

PREENCHA O FORMULÁRIO

E BAIXE O CATÁLOGO COMPLETO COM TODAS ESPECIFICAÇÕES